2019 - Por Sinais de fogo, de Jorge de Sena. Travessias.
Fala para mesa-redonda "Leituras da literatura portuguesa contemporânea" realizada na Universidade Federal Rural do Semi-Árido / Centro Multidisciplinar de Caraúbas durante o Simpósio de Estudos Literários (SIM, LITERATURA!) organizado pelo Departamento de Linguagens e Ciências Humanas e Grupo Estudos Sobre o Romance.

2019 - José Saramago, ler para mover-se.
Fala para o Projeto de Extensão Encontro com Autores do Grupo de Pesquisa do Pensamento Complexo, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

2018 - José Saramago e a necessidade de termos olhos quando os outros já os perderam 
Fala para mesa-redonda no Congresso Internacional José Saramago: 20 anos com o Prémio Nobel de Literatura, Coimbra, PT, 2018.

2018 - A trajetória do romance saramaguiano
Palestra para a Semana Saramago realizada na Universidade Potiguar, evento proposto pelo PET - Literatura do RN em homenagem aos 20 anos do Prêmio de Literatura a José Saramago.

2018 - Uma janela para a obra de José Saramago
Fala para mesa-redonda realizada na Universidade Federal do Rio de Janeiro durante o VI Congresso Internacional da Cátedra Jorge de Sena organizado pela Cátedra Jorge de Sena em homenagem aos 20 anos do Prêmio Nobel de Literatura a José Saramago e sublinhando os 20 anos da morte de José Cardoso Pires.

2018 - Imaginações de migrante. Sobre O retorno, de Dulce Maria Cardoso
Fala para a mesa-redonda "Diásporas, migrações e outros deslocamentos nas narrativas de língua portuguesa" realizada na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte durante o I Simpósio Internacional de Literaturas de Língua Portuguesa, organizado pelo Grupo de Estudos em Literaturas de Língua Portuguesa (GPORT), Departamento de Letras Estrangeiras, Departamento de Letras Vernáculas e Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

2018 - José Saramago. Rever para reelaborar
Fala para mesa-redonda sobre a obra de José Saramago realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte durante o 1º Colóquio de Estudos Saramaguianos, evento que assinalou os 20 anos da atribuição do Prêmio Nobel de Literatura a José Saramago, organizado pelo Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Grupo Estudos Sobre o Romance e pelo Departamento de Linguagens e Ciências Humanas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido / campus Caraúbas.

2017 - Clarice Lispector, o rio da consciência 
Fala para mesa-redonda sobre a obra de Clarice Lispector realizada na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, campus Caraúbas durante Simpósio SIM, CLARICE!, evento que assinalou os 40 anos da publicação de A hora da estrela, organizado pelo Grupo Estudos Sobre o Romance e pelo Departamento de Linguagens e Ciências Humanas.

2017 - Para onde vai o romance?
Fala para mesa-redonda "Estudos sobre o romance" realizada na Universidade Federal Rural do Semi-árido por ocasião da I Semana de Letras.

2017 - Anotações sobre a pertinência do sujeito no literário. Figurações
Fala para encontro com o Grupo de Estudos Humeanos, na Universidade Federal Fluminense.

2017 - Algumas possibilidades de compreensão sobre o sujeito a partir do discurso romanesco
Fala para a mesa-redonda "Literatura, identidade e resistências" realizada na Faculdade de Letras e Artes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte por ocasião do IV Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso.

2017 - Do clássico e do popular: subverter para reinventar
Palestra realizada no Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Apodi

2015 - Apontamentos para uma leitura sobre Memorial do convento, de José Saramago
Conferência realizada na Universidade Potiguar por ocasião do VII Congresso de Educação da UnP.

2014 - Primeiras variantes sobre o feminino na literatura de José Saramago ou dizeres para um retrato com palavras
Conferência realizada na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

2014 - Valter Hugo Mãe e o trabalho de figuração do feminino.
Fala para a mesa-redonda "Fragmentos de três discursos amorosos na ficção contemporânea: Brasil e Portugal" realizada na Faculdade de Letras e Artes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte por ocasião do Simpósio Nacional de Literatura, Linguística e Ensino.

2014 - A crítica literária na contemporaneidade
Fala para mesa-redonda "Incursões sobre a crítica literária" realizada na Universidade Federal Rural do Semiárido Campus Caraúbas durante a I Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE)

2012 - Formação leitora e processo de criação da obra Retratos para a construção do feminino na prosa de José Saramago
Conferência realizada na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia, Pau dos Ferros, RN, por ocasião do III Encontro com escritores e II Ciclo de conferências, eventos realizados pelo Projeto Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas, no âmbito do II Simpósio Nacional de Texto e Ensino.

2012 - Sobre poesia, a arte de fazer balões
Palestra realizada no Centro de Exposições Expocenter, Mossoró, RN por ocasião da VIII Feira do Livro de Mossoró pelo Projeto Formando Leitores do Jornal De Fato.

2012 - José Saramago: subverter para recriar
Conferência realizada na Faculdade de Letras e Artes (FALA), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), por ocasião do Ciclo de Palestras na FALA - Temas de pesquisa em Letras e em Linguística realizado pela Faculdade de Letras e Artes.

2011 - Por que ler José Saramago?
Conferência realizada na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia, Pau dos Ferros, RN por ocasião do II Encontro com escritores e I Ciclo de conferências, eventos realizados pelo Projeto Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas, no âmbito I Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários.

2010 - Por que literatura?
Conferência realizada na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia, Pau dos Ferros, RN por ocasião do I Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários realizado pelo Departamento de Letras do Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia, e pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

2010 - Um itinerário para ler José Saramago: paisagens
Palestra realizada na Faculdade de Letras e Artes (FALA), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró - RN pelo Departamento de Letras Vernáculas (DLV) e Faculdade de Letras e Artes (FALA) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

2009 - Morte e vida severina: O lápis, o esquadro, o desenho, o projeto
Palestra realizada na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia, Pau dos Ferros, RN pelo Departamento de Letras do Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

2009 -  Ensaio sobre a visão. Ver para ler, ler para ver: olhar para obra de José Saramago e sua adaptação para o cinema.
Palestra realizada  na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no Campus Avançado Profa Maria Elisa de Albuquerque Maia, Pau dos Ferros, RN pelo  Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

2008 - Auta de Souza e Jorge Fernandes: cartografias e confluências poéticas
Palestra realizada na Estação das Artes Elizeu Ventania, Mossoró, RN por ocasião da IV Feira do Livro de Mossoró pelo Projeto Formando Leitores do Jornal De Fato promovido pelo Jornal De Fato, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Prefeitura Municipal de Mossoró e patrocinadores.